Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Alameda Manoel Ribas, década de 1940

Vista da Alameda Manoel Ribas em meados da década de 1940. Nessa época, a alameda era ainda denominada Rua Santa Catarina. Pode-se ver o prédio da Prefeitura Municipal, à esquerda da foto. Pela quantidade de veículos na rua, percebe-se que a foto foi tirada após a Segunda Guerra Mundial, pois praticamente não era possível utilizar carros durante o período do conflito, a não ser que fossem equipados com gasogênio.



3 comentários:

  1. Não concordo muito com meados dos anos 40 nesta foto. Fiz diversos confrontos e percebi que assemelham ao começo dos anos 50, até porque, me parece, existem aí os primeiros fuscas que, se não me engano, chegaram ao Brasil no começo dos 50.

    ResponderExcluir
  2. Na foto não havia o prédio das Casas Fuganti que foi construída entre 1944 e 45. Portanto essa foto é de 43 ou 44. Quanto ao fusca destaco trecho de publicação:..."Com o fim da guerra e a derrota do regime nazista de Hitler que assassinou milhões de pessoas, em 1945 a frente de ocupação britânica assumiu a fábrica da Volkswagen. Ela foi reconstruída e voltou a produzir o carro para uso civil, batizado como Volkswagen Sedan. A produção comercial começou no final do ano e, em 1947, o Fusca passou a ser exportado e ganhou o mundo. A autonomia da produção só foi devolvida aos alemães em 1950.

    Leia mais: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/fusca-carro-do-povo-alemao-lancado-por-hitler-virou-paixao-dos-brasileiros-19877892#ixzz5n5wymFBD
    stest .

    ResponderExcluir