Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Avenida Paraná, antes do Calçadão

Nos primeiros tempos de Londrina, a Avenida Paraná era a mais movimentada artéria da cidade, pois além de cruzar o centro, também era parte da rodovia, que vinha de Ibiporã através das hoje chamadas Estrada dos Pioneiros e Avenida Celso Garcia Cid (que já foi parte da Avenida Paraná).
Avenida Paraná, em 1946, já pavimentada e com a praça Mal. Floriano renovada
A circulação de carros no trecho central, entre a Praça Willie Davids e a Rua Pref. Hugo Cabral começou a ser restringida em 1977, com a construção do atual Calçadão, e o trecho ficou restrito à circulação de pedestres.
Avenida Paraná, na década de 1940, pavimentada com paralelepípedos
Por ser parte da rodovia, as duas primeiras estações rodoviárias ficavam muito próximas da Avenida Paraná, na Praça Willie Davids. A avenida concentrava grande número de casas comerciais.
Avenida Paraná no trecho da curva que passava pela Praça Willie Davids, na década de 40
O trecho da Avenida Paraná, entre as Avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, assim como o trecho da Rua Maranhão, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais, foi o primeiro de Londrina a receber iluminação pública.
Trecho da Avenida Paraná, com os postes instalados no meio da rua, em 1941, ainda sem pavimentação
A curva da Avenida Paraná, no trecho que passava pela Praça Willie Davids, em 1940

Um comentário:

  1. Excelente trabalho com imagens e conteúdo totalmente expositivo.

    ResponderExcluir