Nos primeiros tempos de Londrina, a Avenida Paraná era a mais movimentada artéria da cidade, pois além de cruzar o centro, também era parte da rodovia, que vinha de Ibiporã através das hoje chamadas Estrada dos Pioneiros e Avenida Celso Garcia Cid (que já foi parte da Avenida Paraná).
  | 
| Avenida Paraná, em 1946, já pavimentada e com a praça Mal. Floriano renovada | 
A circulação de carros no trecho central, entre a Praça Willie Davids e a Rua Pref. Hugo Cabral começou a ser restringida em 1977, com a construção do atual Calçadão, e o trecho ficou restrito à circulação de pedestres.
  | 
| Avenida Paraná, na década de 1940, pavimentada com paralelepípedos | 
Por ser parte da rodovia, as duas primeiras estações rodoviárias ficavam muito próximas da Avenida Paraná, na Praça Willie Davids. A avenida concentrava grande número de casas comerciais.
  | 
| Avenida Paraná no trecho da curva que passava pela Praça Willie Davids, na década de 40 | 
O trecho da Avenida Paraná, entre as Avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, assim como o trecho da Rua Maranhão, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais, foi o primeiro de Londrina a receber iluminação pública.
  | 
| Trecho da Avenida Paraná, com os postes instalados no meio da rua, em 1941, ainda sem pavimentação | 
  | 
| A curva da Avenida Paraná, no trecho que passava pela Praça Willie Davids, em 1940 | 
 
Excelente trabalho com imagens e conteúdo totalmente expositivo.
ResponderExcluir