Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Irmãos Lopes: pioneiros no transporte rodoviário em Londrina

O imigrante espanhol José Lopez Lopez chegou ao Brasil em 1922, e após morar no Estado de São Paulo durante 15 anos, chegou a Londrina, com toda a sua família, em fevereiro de 1937.
Ônibus urbano da Grande Londrina, década de 90
Casou em Londrina com Amélia Barbosa, em dezembro de 1937, e mudou-se em seguida para Ibiporã, onde permaneceu até 1950, quando retornou a Londrina.
Irmãos Lopes, concessionária DeSoto, em 1950 (foto: Irmãos Lopes)
Em 1950, abriu, com seus irmãos, a empresa Irmãos Lopes, concessionária dos veículos DeSoto, uma subsidiária da Chrysler, que ficava na esquina das Ruas Sergipe e Mato Grosso.
Concessionária Mercedes-Benz, em 1957 (foto: Irmãos Lopes)
Em 1957, a Irmãos Lopes torna-se concessionária da Mercedes-Benz, no mesmo local, onde hoje está o Camelódromo de Londrina.

Ônibus Nicola da VUL, na década de 60 (foto: Irmãos Lopes)
Em 21 de setembro de 1958, a Irmãos Lopes aceita o desafio da Prefeitura de Londrina, de assumir o transporte coletivo de Londrina, já  que a concessionária Fatore, Simone e Lira estava insolvente e não poderia mais manter o serviço. 

Foi criada, então, a Viação Urbana Londrinense, que ainda existe e é concessionária do transporte público de Londrina, mas agora renomeada Transportes Coletivos Grande Londrina - TCGL.
Ônibus urbano Veneza, da TCGL, ano 1977, em propaganda do fabricante (foto: Marcopolo)
Em 1966, a Irmãos Lopes deixa de representar a Mercedes-Benz e torna-se concessionária da Scania-Vabis do Brasil, instalando-se na via marginal da Rodovia BR-369, atual Rua Messias Vilmar de Souza.

Concessionária Scania-Vabis, 1966 (foto: Irmãos Lopes)
José Lopez Lopez faleceu em 26 de maio de 1991, mas a Irmãos Lopes continua como concessionária Scania, na Avenida Brasília. O antigo prédio da empresa, no centro, passou por grandes modificações, mas é o mesmo prédio do atual Camelódromo de Londrina.
O Camelódromo, no mesmo prédio construído em 1950 pela empresa Irmãos Lopes

3 comentários:

  1. TENHO SAUDADES DESTES VELHOS TEMPOS ESTOU COM 58 ANOS E ACOMPANHO ATÉ OS DIAS DE HOJE A TRAJETORIA LINDA DO TRANSPORTES DE LONDRINA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem sabe como escontrar a psicóloga que atuava na virma em 77
      Era esosa do dr. Sergio neurologista

      Excluir
  2. Eu vivi esse tempo também. E sou testemunha dessa grande empreitada dos Irmãos Lopes.

    ResponderExcluir