Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Jardim Shangri-lá em outros tempos

O Jardim Shangri-lá originou-se do loteamento da antiga Fazenda Coati, comprada pelo então Presidente do Estado do Paraná, Dr. Affonso Camargo, em 1928, diretamente do governo do Estado.
Posto Shangri-la (foto: Blog do Pato)
Affonso Camargo encarregou Bertoldo Durães de plantar os primeiros 40 mil pés cafeeiros na Fazenda, que tinha 1.200 alqueires paulistas, aproximadamente 2.900 hectares, entre o espigão onde hoje está a Avenida Tiradentes, e o Ribeirão Coati.
Vista aérea, nos anos 60 (Yutaka Yasunaka)
Durante a década de 50, o bairro foi loteado, para residências de alto padrão, ao menos na área acima da via férrea que, então, atravessava o bairro. O loteamento fugiu ao padrão dominante de ruas retas e quarteirões quadrados da cidade, implantando ruas em curvas suaves e com poucos cruzamentos, entrecortado por vielas.
(foto: Blog do Pato)
 Em 1954, o bairro recebeu o Mercado Municipal Shangri-lá, que sediou a primeira exposição agropecuária de Londrina.
O principal acesso ao Shangri-lá era a Rua Quintino Bocaiúva, e o bairro começava na esquina das avenidas Tiradentes com a Rio Branco, onde foi construído um posto de gasolina, o Posto Shangri-lá, de elegante arquitetura, bem ao gosto dos anos 50, com a cobertura sustentada por pilares em "V".

O posto sobrevive até hoje, mas infelizmente sua cobertura original foi demolida e substituída por uma simples e banal cobertura metálica.
Posto Shangri-la - anos 60 (foto: Yutaka Yasunaka)
Após um período de uma certa decadência, o Jardim Shangri-lá renasceu e se valorizou, e é ainda um dos poucos bairros nobres não verticalizados da cidade, repleto de grandes e elegantes residências dos mais diversos estilos.

3 comentários:

  1. Alguem pode informar qual e o nome do Pai de Bertoldo Duraes,

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Nas minhas dúvidas sobre Londrina sempre consulto este e outras matéria do Blog. Parabéns Jonas Liasch.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante as informações! Você poderia me indicar a fonte de consulta? Estou fazendo uma pesquisa sobre este assunto. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir